Como comprar um apartamento na planta com segurança?
20/07/2021 - Imoóvel na Planta
Como comprar um apartamento na planta com segurança?
Comprar um apartamento na planta com certeza é a dúvida de muitas pessoas. Vamos apresentar 5 dicas de como aproveitar as vantagens de adquirir seu apê com segurança e
para evitar surpresas desagradáveis.
1. Saiba o que está comprando
Os apartamentos na planta sempre são apresentados como lançamentos cheios de atrativos, contendo vantagens reais para quem quer investir ou não tem pressa em receber
o apê e procura por condições de pagamento facilitadas a longo prazo, além da valorização patrimonial acumulada na evolução da obra.
2. Conheça todo o processo de compra e financiamento
A compra financiada de imóveis na planta é dividida por duas etapas: aquisição do apartamento durante o pré lançamento e financiamento com o banco durante a obra, caso o empreendimento esteja inserido no programa de “Crédito Associativo”, se não, o financiamento junto ao agente financeiro, será aprovado apenas no final da obra . No primeiro momento o comprador pagará, além do valor da entrada do imóvel, as parcelas negociadas no montante acordado com a construtora, o que alguns chamam de poupança de obra. Essas parcelas são corrigidas, pelo CUB (Custo Unitário Básico da construção civil, determinado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo, SINDUSCON, de acordo com a NBR 12721:2006), que é um índice de correção usado no mercado da construção civil, que equaliza os ajustes sobre matérias primas e mão de obra que o mercado absorve.
As vantagens do “Crédito Associativo” para os compradores de imóveis na planta, quando assinam com o agente financeiro, é o custo da documentação do imóvel (escritura), fica abaixo do que se pagaria caso o imóvel estivesse pronto. O índice de correção sai do CUB e passa a ser medido pelo “Juros de Obra”, que é um índice que é ajustado de acordo com a evolução de obra no mês. No caso da aquisição do apartamento pronto esse indicie é medido em cima do percentual apenas da obra concluída, além da garantia real da entrega do empreendimento. Além disso, no crédito associativo, os clientes que adquiriram seus apartamentos na obra, são convidados para assinar o financiamento com o banco associado da incorporadora, garantindo assim a certeza do recebimento do imóvel comprado.
3. Tenha segurança no investimento
Conheça de quem está comprando seu imóvel, pergunte, pesquise, conheça profundamente se é uma empresa séria no mercado e com empreendimentos já entregues e os visite para conhecer e ver de perto as unidades prontas.
4. Faça sua pesquisa
Leia com atenção o memorial descritivo que acompanhar o registro para confirmar todas as características que foram passadas pelo corretor.
Pesquise também na Prefeitura da sua cidade se há qualquer impedimento sobre a construção ou sobre o terreno onde ele está sendo feita.
5. Conheça muito bem antes de fechar negócio
Encontrou o projeto ideal e as condições perfeitas de pagamento? Então calma, senta e respira. Gaste um tempo para fazer as pesquisas profundas, Vá ao apartamento modelo e reúna o máximo de informações. Pergunte, questione e pergunte novamente, todas as informações serão suas principais referências para essa aquisição.
Você ainda ficou com dúvidas sobre a compra de um imóvel na planta? A PLENA IMOBILIÁRIA tem consultores totalmente equipados para te ajudar.
Fonte: Adriano Almeida - Diretor Comercial - Plena Imobiliária